Em entrevista ao programa “A Hora do Agronegócio”, da Jovem Pan, Roberto conversou com José Luiz Tejon sobre as iniciativas da Marfrig, que anunciou em julho de 2020 um plano para garantir que 100% da cadeia de produção da empresa seja sustentável e livre de desmatamento nos próximos dez anos. O Plano Marfrig Verde+ prevê 100% de rastreabilidade da carne oriunda da Amazônia até 2025, e dos demais biomas, até 2030.
Roberto, que é membro do Conselho de Administração da Marfrig, explicou como a empresa pretende trabalhar com os fornecedores indiretos, como os criadores de bezerros, por meio de monitoramento e mapeamento de riscos e também por meio de incentivos e assistência técnica.
“No fim, o que se está falando é de um processo de inclusão, e não de exclusão. Inclusão por meio do relacionamento voltado para esses incentivos a mudanças de modos de produção, que resultarão no controle do desmatamento e na descarbonização da cadeia como um todo, que são elementos importantes hoje para o mercado”, afirmou.
A conversa abordou ainda o papel fundamental do consumidor em suas escolhas por produtos que tragam um relacionamento diferenciado com o meio ambiente e a oportunidade que o Brasil tem para ser um grande “produtor verde” mundial, com sua capacidade de conciliar produção e conservação.
[Foto: fabifer/Pixabay]