Neste episódio da série Diálogos: No Caminho da Reparação, Roberto conversa com Sergio Mindlin, sócio-fundador do Instituto Ethos e uma referência na discussão sobre integridade e ética na gestão de fundações. Ele é um ativista da boa governança e, para a Fundação Renova, ter um sistema de governança multistakeholder que funcione é essencial.
Para Sergio, toda a sociedade tem que estar envolvida na agenda da reparação, mas a questão é como ela fará isso e como será representada. Das comunidades atingidas aos órgãos ambientais, as instâncias presentes no processo têm suas próprias demandas, todas importantes e essenciais. Entram a lei, as emoções e outros elementos que precisam ser considerados. A mediação torna-se um aspecto relevante nesse cenário. “O princípio da mediação é que partes em conflito vão se encontrar, conversar e encontrar uma solução entre elas”, diz ele, que ainda falou sobre a importância de reconstruir o tecido social e de se estabelecer valores e princípios que conduzirão todas as conversas.
Veja como foi a conversa:
A série Diálogos: No Caminho da Reparação, traz conversas com especialistas sobre as ações de reparação da bacia do Rio Doce, atingida pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, e foi produzida pela Fundação Renova, quando Roberto S. Waack foi diretor presidente da entidade. Veja todos os vídeos aqui.