Neste episódio da série Diálogos: No Caminho da Reparação, Rachel Biderman, diretora executiva do WRI Brasil e liderança em causas do meio ambiente e de gênero, fala sobre a importância de reconectar as cidades com a natureza. O verde traz tranquilidade e qualidade de vida.
Para Rachel, o Brasil tem grande potencial para restauração e reflorestamento e pode dar o exemplo, pois tem conhecimento científico, políticas públicas e compromissos globais dentro dessa agenda. “A restauração é uma agenda positiva, para cima, de esperança”, afirma. No caso da bacia do Rio Doce, ela lembra que é preciso atuar em rede, de forma a deixar todas as partes contentes, e assim construir uma visão de futuro que atraia a todos. “Não dá para trabalhar se não for em rede, num coletivo. Todos têm que fazer parte desse pacto para construir o resgate de uma paisagem e vivemos um momento em que isso é fundamental, seja para segurança hídrica, para o combate às mudanças climáticas, segurança alimentar”.
A série Diálogos foi produzida pela Fundação Renova em 2018 e 2019, quando Roberto Waack era diretor presidente da entidade.