A abordagem da paisagem é uma forma de entender o território a partir não só de um olhar exclusivamente técnico e material, mas também por meio de olhares sensíveis, como o da comunidade local, explica Fernanda Rennó neste episódio de Diálogos: No Caminho da Reparação. A série traz conversas com especialistas para discutir as diferentes maneiras de buscar soluções efetivas para a reparação e recuperação da Bacia do Rio Doce, após o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG). Fernanda fez doutorado em planejamento territorial em Toulouse, na França, e tem pós-doutorado em engenharia sanitária.
Tempo, espaço e pessoas são dimensões que entram no entendimento da paisagem, que por sua vez é feito por meio da materialidade, da sensibilidade e da representação, explica a especialista. Daí a importância de unificar e equilibrar o uso de dados técnicos, conhecimento local da comunidade e arte. “O objetivo da análise da paisagem é proporcionar uma base de conhecimento sólida, construída coletivamente, para embasar programas que visam o desenvolvimento local”, afirma ela.
A série Diálogos: No Caminho da Reparação foi produzida pela Fundação Renova na época em que Roberto S. Waack era diretor presidente da entidade. Veja a série completa aqui.