O tema deste episódio da série Diálogos: No Caminho da Reparação é a relação dos direitos humanos com grandes desastres. Christiana Freitas, doutora pela Universidade de Brasília (UnB), é advogada, socióloga e especialista no assunto. Ela explica que, segundo a ONU, os direitos humanos são indivisíveis, inter-relacionados e interdependentes. Portanto, a violação de um direito impede que muitos outros sejam respeitados, assim como a realização de um direito propicia que outros sejam fortalecidos.
Um desastre como o rompimento da barragem do Fundão causa diversos impactos aos direitos humanos, e Christiana fala sobre os envolvem. Em um primeiro momento, medidas urgentes são necessárias para assegurar e restaurar alguns direitos, como moradias temporárias, e, num segundo momento, é preciso promover o desenvolvimento social e o crescimento econômico. “O ideal é que a população possa fazer parte desse processo desde o início”, afirma a especialista, sendo que transparência de informações e comunicação são elementos importantes nesse processo.
A série Diálogos foi produzida pela Fundação Renova à época em que Roberto era diretor presidente da entidade. Assista a todos os vídeos aqui.