Escolha uma Página

Entrevista | Governança corporativa para todas as empresas

por | 06/03/2015 | Estratégias, Governança

Em entrevista publicada originalmente na Jus Economico e reproduzida pela Editora Roncaratti, Roberto Waack, então conselheiro de administração Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), falou sobre os principais pilares da governança e como ela contribui para a melhor tomada de decisão e para agregar valor a empresas e organizações.

Um dos pontos centrais da governança é a transparência de informações, afirmou, para que os acionistas possam tomar decisões informadas. Também explicou que o foco da saúde da empresa tem se transformado, do financeiro e curto prazo, para um universo mais amplo, que envolve questões sociais, ambientais e reputacionais. “Esse é um conjunto de novos valores para as organizações. Por isso, os conselhos precisam estar muito preparados para ir além da análise financeira e de curto prazo.”

Para ele, a governança é importante não apenas para empresas de capital aberto, mas também para as de capital fechado ou mesmo familiares, pois melhoram a qualidade das decisões e agregam valor à empresa, pois ela passa a ser percebida como uma organização com gestão profissional.

Além disso, a governança é um conceito importante para entidades da sociedade civil, que precisam responder, de forma adequada, a questionamentos da sociedade, de doadores e de financiadores com relação à gestão adequada dos recursos.

“É extremamente importante conhecer o que é governança. Desmistificar e entender que a governança não é apenas para as empresas de capital aberto, mas para qualquer tipo de empresa e organização”.

Leia a entrevista aqui

[Foto: Jeshoots.com/Unsplash]

 

ROBERTO S. WAACK

É membro dos conselhos da Marfrig, Wise Plásticos, WWF Brasil, Instituto Ethos, Instituto Ipê e Instituto Arapyaú e visiting fellow do Hoffman Center da Chatham House (Londres). Tem uma longa carreira como executivo e como empreendedor, tendo atuado em empresas nas áreas farmacêutica, de biotecnologia e florestas. Foi CEO da Fundação Renova, entidade responsável pela reparação do desastre de Mariana (MG), co-fundador e CEO da Amata S.A. e CEO da Orsa Florestal, além de diretor da Boehringer Ingelheim e Vallée. S.A. É cofundador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Atuação profissional com concentração em governança, planejamento e gestão estratégica, gestão tecnológica&inovação e sustentabilidade. Formado em biologia e mestre em administração de empresas pela USP.

CATEGORIAS

TAGS

©2020 Roberto S. Waack O conteúdo deste blog é original e está protegido por direitos autorais. Você pode citá-lo desde que dê o devido crédito.