Em live realizada em maio, Roberto conversou com Antonio Maciel Neto, fundador da Academia CEO, sobre os impactos da crise trazida pela pandemia da Covid-19 nos modelos de sustentabilidade. A palavra-chave, no momento, é a incerteza. “Vamos lidar com fronteiras de conhecimento de uma forma muito intensa”, afirmou Roberto.
A crise também traz maior relevância à importância de líderes e gestores aprenderem a lidar com um ambiente de racionalidade limitada e a incluir mais o fator humano na governança e a estar atento a tendências. As empresas e corporação deverão dar cada vez mais atenção às externalidades e sua gestão, lembrou Roberto. “Uma tendência clara é dar cada vez mais transparência a essa externalidade, porque a sociedade quer saber mais e vigiar isso melhor”.
Antonio e Roberto também falaram sobre economia verde, mudanças climáticas, mercado e créditos de carbono, bem como oportunidades de emprego e negócios, como nas áreas de biomassa, siderurgia, florestas, plásticos, que vêm por aí. Também foi lembrado, durante a conversa, que sustentabilidade não é apenas sobre meio ambiente, mas também aborda questões sociais, como a da desigualdade, e a importância de os negócios serem mais inclusivos.
[Foto: Chapman Chow/Unsplash]