Escolha uma Página

‘Amazônia não é algo isolado, é 60% do território nacional’

por | 14/08/2023 | Amazônia, Mudanças climáticas

O debate em torno da exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, a Cúpula da Amazônia e o que é preciso para um modelo de desenvolvimento adequado às populações das diferentes amazônias foi o tema da conversa de Roberto Waack com Flávia Tavares, no Conversas com o Meio, entrevista transmitida pelo YouTube do canal de jornalismo Meio, em 9 de agosto de 2023.

“O mundo vive o desafio de integrar o capital natural ao capital econômico, bem como todo o capital cultural e social”, afirmou Waack.

“Esse novo modelo de integração é um grande desafio. Acredito que o Brasil tem uma posição privilegiada para apresentar ou, pelo menos, de desenvolver esse desafio. Somos o maior país de florestas tropicais do planeta. Temos boa capacidade tecnológica e temos algo muito importante, que é o engajamento dos movimentos sociais, em um processo democrático em que as vozes e ambiguidades das vontades estão colocadas na mesa. É desse caldeirão de diferentes visões que um novo modelo de desenvolvimento vai se formatando”, afirmou.

Para Waack, a discussão em torno da exploração de petróleo na foz do Amazonas traz questões relevantes à tona, como o direito da população da região à oportunidade de suprir suas necessidades mínimas e os desafios da transição energética. Esse debate levanta discussões sobre o reconhecimento do valor social e ambiental da Amazônia e como transformar tudo isso em elementos concretos para a população que vive nesse território e para diminuir a pressão sobre a floresta.

Nessa conversa, Roberto explica ainda como surgiu a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, que reúne diferentes atores da sociedade para a construção de uma visão de país sobre a região. A Amazônia, lembra Roberto, é 60% do Brasil. Também explicou por que a iniciativa fala em diferentes amazônias – a antropizada, a conservada, a que está em transição e a das cidades – e da importância de uma agenda integrada para todas elas.

A entrevista também abordou os temas da rastreabilidade, da atuação do Congresso de pautas relacionadas ao agro e ao meio ambiente e os sinais que o mundo precisa seguir para construir uma economia que inclua o capital natural em seus indicadores e atividades.

Assista à entrevista no YouTube do Meio.

 

[Foto: Bruno Cecim/Agência Pará]

 

ROBERTO S. WAACK

É membro dos conselhos da Marfrig, Wise Plásticos, WWF Brasil, Instituto Ethos, Instituto Ipê e Instituto Arapyaú e visiting fellow do Hoffman Center da Chatham House (Londres). Tem uma longa carreira como executivo e como empreendedor, tendo atuado em empresas nas áreas farmacêutica, de biotecnologia e florestas. Foi CEO da Fundação Renova, entidade responsável pela reparação do desastre de Mariana (MG), co-fundador e CEO da Amata S.A. e CEO da Orsa Florestal, além de diretor da Boehringer Ingelheim e Vallée. S.A. É cofundador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Atuação profissional com concentração em governança, planejamento e gestão estratégica, gestão tecnológica&inovação e sustentabilidade. Formado em biologia e mestre em administração de empresas pela USP.

CATEGORIAS

TAGS

©2020 Roberto S. Waack O conteúdo deste blog é original e está protegido por direitos autorais. Você pode citá-lo desde que dê o devido crédito.