Eduardo Vasconcellos, professor titular e diretor do Instituto de Administração da FEA-USP, Ronan de F. Pereira, vice-presidente executivo da Vallée Nordeste S.A., e Roberto S. Waack, à época diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, escreveram um artigo em que apresentam uma metodologia para a realização de auditoria tecnológica em empresas e um estudo de caso da Vallée Nordeste. O texto foi publicado na Revista de Administração da USP (n. 25, vol. 1, 32-40, janeiro/março 1990).
“A auditoria tecnológica é um insumo indispensável para o delineamento do plano estratégico tecnológico da empresa”, afirma o artigo. Veja o resumo publicado:
“Resumo:
A variável tecnológica é um fator preponderante para o êxito de uma empresa. Este trabalho apresenta, inicialmente, uma metodologia para a realização de uma auditoria tecnológica na empresa. Esta auditoria tem por finalidade identificar o grau em que a mesma usa eficazmente a tecnologia como instrumento de competitividade. Na segunda parte do trabalho, um exemplo de aplicação, com base em caso real, é apresentado e analisado.”
[Foto: Javier Quesada/Unsplash]