Escolha uma Página

Avaliação da capacitação tecnológica da empresa: estudo de caso

por | 01/01/1992 | Gestão tecnológica e inovação

No livro Gerenciamento da Tecnologia: Um Instrumento para a Competitividade Industrial (Editora Blucher), Roberto S. Waack, Eduardo Vasconcellos e Ronan de F. Pereira abordam o papel da auditoria tecnológica, que avalia o potencial tecnológico de uma empresa. Segundo os autores, o domínio tecnológico é um fator crítico para a competitividade de uma organização, por permitir que ela inove diante das demandas do mercado e para fazer frente à concorrência.

Os autores detalham uma metodologia de auditoria e apresentam um estudo de caso em que ela foi aplicada: a da empresa de produtos veterinários Vallée Nordeste, que realizou um diagnóstico tecnológico como parte de seu plano estratégico tecnológico. Os autores detalham a avaliação feita sobre o quanto a empresa está efetivamente utilizando a tecnologia como instrumento de competitividade.

[Foto: Scott Graham/Unsplash] 

 

ROBERTO S. WAACK

É membro dos conselhos da Marfrig, Wise Plásticos, WWF Brasil, Instituto Ethos, Instituto Ipê e Instituto Arapyaú e visiting fellow do Hoffman Center da Chatham House (Londres). Tem uma longa carreira como executivo e como empreendedor, tendo atuado em empresas nas áreas farmacêutica, de biotecnologia e florestas. Foi CEO da Fundação Renova, entidade responsável pela reparação do desastre de Mariana (MG), co-fundador e CEO da Amata S.A. e CEO da Orsa Florestal, além de diretor da Boehringer Ingelheim e Vallée. S.A. É cofundador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Atuação profissional com concentração em governança, planejamento e gestão estratégica, gestão tecnológica&inovação e sustentabilidade. Formado em biologia e mestre em administração de empresas pela USP.

CATEGORIAS

TAGS

©2020 Roberto S. Waack O conteúdo deste blog é original e está protegido por direitos autorais. Você pode citá-lo desde que dê o devido crédito.