Escolha uma Página

Caderno analisa impactos da inteligência artificial no clima e meio ambiente

por | 20/03/2025 | Gestão tecnológica e inovação, Mudanças climáticas

A Fundação FHC lançou, em março, um novo caderno da série “Vale a Pena Perguntar”, em que discute como a inteligência artificial (IA) e meio ambiente se relacionam, a partir da análise feita por quatro especialistas: Dora Kaufman, professora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências e Tecnologia da PUC-SP; Glauco Arbix, professor de sociologia e coordenador da área de Humanidades do Centro de Inteligência Artificial (USP-Fapesp-IBM);  Patrícia Iglecias, professora e superintendente de Gestão Ambiental da USP e presidente do Instituto O Direito por um Planeta Verde; e Roberto Waack, fundador da AMATA, presidente do Conselho de Administração do Instituto Arapyaú e membro dos conselhos consultivos da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e WWF-Brasil.

A publicação traz um compilado mais completo das entrevistas produzidas para a série de vídeos “Vale a Pena Perguntar”. (Saiba mais sobre esses minidocumentários aqui.)

Nas entrevistas, os especialistas exploram como a IA causa impactos ambientais e climáticos negativos, por seu grande consumo de água, energia e minerais. No entanto, lembram que ela também é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias que tragam soluções para os desafios climáticos e ambientais. Essas tecnologias têm, por exemplo, potencial de analisar grandes volume de dados como os que são necessários para entender as mudanças climáticas.

A partir desse cenário, a série discute temas como o consumo global de energia e recursos naturais influenciado pela IA, os processos por trás dessas tecnologias e o marco legal da IA. Roberto Waack responde por que a relação da IA com o meio ambiente pode ser considerada um wicked problem, como construir uma regulação ambiental adaptável para tecnologias emergentes e como a IA pode contribuir para a valorização da natureza pelo sistema econômico.

A publicação pode ser baixada gratuitamente nesta página da Fundação FHC. Também está disponível aqui no site.

[Foto: Divulgação]

 

ROBERTO S. WAACK

É membro dos conselhos da Marfrig, Wise Plásticos, WWF Brasil, Instituto Ethos, Instituto Ipê e Instituto Arapyaú e visiting fellow do Hoffman Center da Chatham House (Londres). Tem uma longa carreira como executivo e como empreendedor, tendo atuado em empresas nas áreas farmacêutica, de biotecnologia e florestas. Foi CEO da Fundação Renova, entidade responsável pela reparação do desastre de Mariana (MG), co-fundador e CEO da Amata S.A. e CEO da Orsa Florestal, além de diretor da Boehringer Ingelheim e Vallée. S.A. É cofundador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Atuação profissional com concentração em governança, planejamento e gestão estratégica, gestão tecnológica&inovação e sustentabilidade. Formado em biologia e mestre em administração de empresas pela USP.

CATEGORIAS

TAGS

©2020 Roberto S. Waack O conteúdo deste blog é original e está protegido por direitos autorais. Você pode citá-lo desde que dê o devido crédito.