O plantio e manejo sustentável de árvores nativas da região Amazônica é apresentado neste documentário, “Três Árvores”, que aborda a parceria entre a empresa SCA e a brasileira Amata. Para cada árvore usada para fabricar o papel higiênico da marca Velvet, a empresa se comprometeu a plantar três árvores, das quais duas são plantadas em fazendas mantidas pela Amata no estado do Pará.
O apresentador Chris Packham visita as fazendas onde as árvores nativas são cultivadas desde a semente e depois plantadas, e Roberto Waack foi o anfitrião que explicou como funciona o programa de reflorestamento da Amata. As árvores são plantadas em áreas que foram desmatadas da floresta natural para fins de produção pecuária. As mais altas já fazem sombra para o gado e a agricultura.
O vídeo também aborda os benefícios sociais e econômicos trazidos pelo projeto e conversa com produtores agrícolas e criadores de gado sobre o impacto do projeto em suas vidas. “A ideia é criar uma economia da floresta, onde as pessoas cortam e replantam, sem desmatar a floresta tropical”, diz Roberto, e assim podem abastecer o mercado com madeira sustentável.
É um projeto novo, que propõe um novo modelo de uso da terra, e tem a colaboração de universidades e organizações não governamentais, bem como da SCA. Uma das expectativas é poder replicar a prática também em outras regiões de terras degradadas no Brasil.