No livro Economia e Gestão de Negócios Agroalimentares (organização de Decio Zylbersztajn e Marcos Fava Neves), do Programa Programa de Estudos do Negócios do Sistema Agroindustrial, ou PENSA – Centro de Conhecimentos em Agronegócios, da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Roberto escreve sobre a importância de gerir a tecnologia em sistemas agroindustriais, uma vez que o componente tecnológico tem forte presença no jogo competitivo e interativo desses sistemas.
O foco do capítulo Gerenciamento de tecnologia e inovação em sistemas agroindustriais é a gestão dos elementos tecnológicos, com ênfase no processo de formulação de estratégias tecnológicas e instrumentos administrativos pertinentes ao assunto. Entre os temas abordados estão: o ambiente institucional, parâmetros para o domínio de tecnologias críticas para o negócio, ciclo de vida de tecnologias, tolerância tecnológica e inovação.
À época da publicação do livro, Roberto era diretor da Divisão Vetmédica da empresa Boehringer Ingelheim e membro do PENSA.
O pdf do livro pode ser encontrado aqui.
[Foto no alto: Dieny Portinanni/Unsplash]