O desastre de Mariana (MG) foi grave em si mesmo, mas também revelou uma tragédia que não era enxergada pela sociedade: a ocupação predatória da bacia do rio Doce. Neste vídeo, produzido quando Roberto era diretor-presidente da Fundação Renova, ele conversa com José Carlos Carvalho, ambientalista, ex-ministro do Meio Ambiente e ex-presidente do Ibama, que conhece a realidade do rio Doce desde a década de 1970.
Os dois falaram sobre o histórico e o modelo de ocupação da bacia e a importância da construção coletiva para o desenho de soluções que contemplem a diversidade característica do território. Conversaram, ainda, sobre como não haverá soluções homogêneas e da necessidade de se ter um sistema de governança capaz de assimilar as diversidades e mudanças que ocorrem nesse território.
Este vídeo faz parte da série Diálogos: No Caminho da Reparação, na qual Roberto conversa com 20 especialistas – lideranças comunitárias, cientistas, pensadores – sobre os desafios, soluções e oportunidades para a recuperação da bacia do Rio Doce.