Roberto S. Waack é um dos cinco autores do livro Inquietações de um Brasil contemporâneo – Desafio das eras climáticas, digital-tecnológica e biológica, da Autêntia Editora. Lançado em agosto de 2023, traz reflexões para o futuro do país, abordando temas que estão na ordem do dia, como os desequilíbrios ambientais e climáticos, as tensões políticas e incertezas globais, a necessidade de modernização do Estado brasileiro, as agendas estratégicas que envolvem a produção de alimentos, a valorização da biodiversidade com inclusão social e o protagonismo dos povos originários.
Além de Roberto, assinam o livro Francisco Gaetani, Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado; Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e autoridade global em mudanças do clima; Marcello Brito, executivo e Coordenador do Centro Global Agroambiental da Fundação Dom Cabral; e Samela Sateré Mawé, comunicadora e ativista indígena.
Os autores optaram por assinar o livro coletivamente para indicar que o diálogo é possível e necessário. O prefácio é assinado pela cientista política Mônica Sodré, que reforça o chamado do livro às perguntas e escolhas que precisarão ser feitas para a realidade desejada para o Brasil.
Sobre a publicação, diz Roberto: “A única certeza sobre os temas tratados neste livro é sua impermanência. Assim, que sobreviva seu caráter provocativo”.
A obra está dividida em cinco capítulos: “A agenda ambiental-climática: o Brasil é parte do mundo”; “A governança da agenda pública brasileira”; “Os desafios da produção de alimentos no Brasil na era climática”; “Soluções baseadas na Natureza (SbN)”; e “O imaterial: reflorestando mentes”.
O primeiro lançamento do livro foi realizado em uma realização da Fundação Fernando Henrique Cardoso e Instituto Arapyaú, com apoio da editora Autêntica e do CEBRI. Leia como foi o evento aqui.
O lançamento também foi transmitido on-line e pode ser visto no YouTube do Instituto Arapyaú.