Escrito por Roberto quando ele era diretor de Gestão Tecnológica, o documento “Painel sobre o estudo ‘Cien Empresas Innovadoras en Iberoamerica’” apresenta o perfil da Vallée Nordeste, que, à época, possuía 31 produtos veterinários, com destaque para vacinas, além de antiparasitários, terapêuticos e suplementos voltados principalmente para bovinos, todos produzidos internamente.
O texto traz um panorama da indústria veterinária no país e destaca o papel da biotecnologia, que revitalizou tecnologias existentes e trouxe novo ciclo de produtos e processos a partir da década de 1980. Em seguida, apresenta como a estratégia corporativa da Vallée está em sintonia com a estratégia tecnológica, e traz um trecho dedicado a explicar a importância e a missão, dentro da empresa, da gestão tecnológica, aqui entendida como o uso de técnicas de administração para assegurar o uso da tecnologia como instrumento para aumentar a capacidade competitiva da empresa.
Nesse contexto, o documento explica as diretrizes e estratégias que norteiam a gestão tecnológica da Vallée Nordeste, como são colocadas em prática e os resultados esperados.
Acesse o documento completo aqui.
O estudo Cien Empresas Inovadoras en Iberoamerica foi publicado pela Universidad de Valparaiso Editora, em 1992.
[Foto do alto: Fernando Zhiminaicela/Pixabay]