Em março de 2001, foi apresentada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) a dissertação “Distribuição de Insumos Agroindustriais – Aplicação da Economia de Custos de Transação à Indústria de Insumos Veterinários”, para a obtenção de título de Mestre em Administração. Trata-se de um estudo com foco nas transações entre a indústria de insumos veterinários, os canais de distribuição e os clientes usuários de seus produtos.
O problema central era a análise dos diferentes padrões de organização e coordenação dos sistemas agroindustriais de proteína animal no estabelecimento das diferentes formas de transação (arquiteturas contratuais) entre a indústria de insumos veterinários, seus canais de distribuição e os produtores de proteína animal.
Neste trabalho acadêmico, foram estudados três sistemas agroindustriais (leite, carne e suínos), em que destaquei os principais fatores que influenciam as transações entre a indústria veterinária e os produtores. Os fundamentos teóricos são os da Economia dos Custos de Transação aplicados às estratégias de distribuição.
A dissertação completa pode ser acessada aqui.