No dia 29 de setembro, o jornal Valor Econômico promoveu o Fórum Valor Reconstrução Sustentável, para discutir uma economia do século 21 que tenha o meio ambiente ocupando uma posição estratégica.
Um dos painéis foi sobre a iniciativa “Uma Concertação pela Amazônia”, e teve a participação de Roberto Waack, de Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio da Gávea Investimentos, e de Alberto Veríssimo, pesquisador e cofundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazâonia (Imazon). A concertação é uma aliança pela Floresta Amazônica que reúne sócios e executivos de grandes empresas e bancos, pesquisadores, militares, economistas, políticos e ambientalistas.
No início do debate, Roberto explicou que a Concertação pela Amazônia surgiu pela necessidade que diversos atores sentiram de aumentar o diálogo sobre a Amazônia, sobre um modelo de desenvolvimento de longo prazo, com uma governança aprimorada. “A Concertação nasceu para reduzir a fragmentação da discussão em torno da Amazônia e fazer com que ela seja mais ampla e fluida, com uma construção progressiva de conhecimento.”
Assista ao vídeo do Fórum clicando aqui.
[Foto: José Sabino/Pixabay]