Escolha uma Página

Transferência de Tecnologia através de joint-ventures

por | 01/04/1989 | Gestão tecnológica e inovação

Em artigo publicado na Revista de Administração (vol. 24(2) abril-junho 1989) da Universidade de São Paulo, Roberto S. Waack, à época atuando na Vallee Nordeste, e Eduardo Vasconcellos, professor titular da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, abordam a transferência de tecnologia em empresas do tipo “joint ventures”, que vinha sendo utilizada com intensidade crescente no mundo todo.

Resumo:

“A incidência de associações do tipo “Joint Ventures” vem crescendo da mesma forma que a importância da tecnologia para o desenvolvimento econômico e social de uma nação. Para empresas, a transferência de tecnologia é um dos principais instrumentos para aumento de sua competitividade. O texto analisa um caso de empresas do setor farmacêutico, abordando suas principais características e tecendo recomendações para o sucesso de empreendimentos do tipo.”

Leia o artigo completo aqui.

[Foto: Bill Oxford/Unsplash]

 

ROBERTO S. WAACK

É membro dos conselhos da Marfrig, Wise Plásticos, WWF Brasil, Instituto Ethos, Instituto Ipê e Instituto Arapyaú e visiting fellow do Hoffman Center da Chatham House (Londres). Tem uma longa carreira como executivo e como empreendedor, tendo atuado em empresas nas áreas farmacêutica, de biotecnologia e florestas. Foi CEO da Fundação Renova, entidade responsável pela reparação do desastre de Mariana (MG), co-fundador e CEO da Amata S.A. e CEO da Orsa Florestal, além de diretor da Boehringer Ingelheim e Vallée. S.A. É cofundador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Atuação profissional com concentração em governança, planejamento e gestão estratégica, gestão tecnológica&inovação e sustentabilidade. Formado em biologia e mestre em administração de empresas pela USP.

CATEGORIAS

TAGS

©2020 Roberto S. Waack O conteúdo deste blog é original e está protegido por direitos autorais. Você pode citá-lo desde que dê o devido crédito.