Escolha uma Página

Cooperação técnica em biotecnologia

por | 01/04/1992 | Gestão tecnológica e inovação

O papel da cooperação técnica para o desenvolvimento tecnológico do setor privado e em países onde recursos para C&T são limitados, bem como esse tipo de experiência na área da biotecnologia, foram tema de artigo publicado originalmente na Revista de Administração (v. 27, n.2, abril/junho 1992) da Universidade de São Paulo por Marcos A. Castelhano Bruno, à época pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e doutorando em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, e Roberto S. Waack, então diretor de Gestão Tecnológica da Vallée Nordeste S.A.

Leia o resumo do artigo:

“Resumo
A cooperação técnica é importante instrumento para o desenvolvimento tecnológico do setor privado. Ao nível de uma nação, é forma de racionalização dos recursos disponíveis em seu sistema de C&T, em especial em países onde esses recursos são limitados. No campo da biotecnologia a cooperação técnica é quase obrigatória, devido a multidisciplinariedade e dinâmica desta área de atividade. Este texto enfoca algumas experiências de cooperação técnica, as quais objetivam o desenvolvimento de produtos biotecnológicos. Três casos de cooperação são analisados: empresa/empresa – AGROCERES/BIÓTICA; empresa/instituto de pesquisa – BIOTEST/INCOR; e empresa/universidade – BIOBRÁS/UFMG.”

Acesse o documento completo aqui.

[Foto: Artem Podrez/Pexels]

 

ROBERTO S. WAACK

É membro dos conselhos da Marfrig, Wise Plásticos, WWF Brasil, Instituto Ethos, Instituto Ipê e Instituto Arapyaú e visiting fellow do Hoffman Center da Chatham House (Londres). Tem uma longa carreira como executivo e como empreendedor, tendo atuado em empresas nas áreas farmacêutica, de biotecnologia e florestas. Foi CEO da Fundação Renova, entidade responsável pela reparação do desastre de Mariana (MG), co-fundador e CEO da Amata S.A. e CEO da Orsa Florestal, além de diretor da Boehringer Ingelheim e Vallée. S.A. É cofundador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Atuação profissional com concentração em governança, planejamento e gestão estratégica, gestão tecnológica&inovação e sustentabilidade. Formado em biologia e mestre em administração de empresas pela USP.

CATEGORIAS

TAGS

©2020 Roberto S. Waack O conteúdo deste blog é original e está protegido por direitos autorais. Você pode citá-lo desde que dê o devido crédito.