Escolha uma Página

Externalidades, governança, ética

por | 01/01/2017 | Externalidades, Governança

A importância de incluir a gestão de externalidades na pauta da governança corporativa, sua relação com a criação do valor econômico e a ética são temas do capítulo assinado por Roberto S. Waack no livro Governança Corporativa e Integridade Empresarial – Dilemas e Desafios, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Conforme afirma o resumo do artigo, “o texto apresenta percepções para o conceito de externalidades, como elas podem ser geridas e como se relacionam com o valor econômico”. O capítulo aborda o conceito de externalidades e o papel dos stakeholders na sua identificação e gestão. Também trata de como sistemas multistakeholders podem ser um contraponto a modelos tradicionais de governança, uma vez que são alternativas de compartilhamento e monitoramento de decisões junto com a sociedade. O texto busca levantar os elementos inspiracionais e os desafios desses modelos, bem como a relação entre externalidades, ética, integridade e governança.

O livro está disponível para download no site do IBGC.

[Foto: Matthew Smith/Unsplash]

 

ROBERTO S. WAACK

É membro dos conselhos da Marfrig, Wise Plásticos, WWF Brasil, Instituto Ethos, Instituto Ipê e Instituto Arapyaú e visiting fellow do Hoffman Center da Chatham House (Londres). Tem uma longa carreira como executivo e como empreendedor, tendo atuado em empresas nas áreas farmacêutica, de biotecnologia e florestas. Foi CEO da Fundação Renova, entidade responsável pela reparação do desastre de Mariana (MG), co-fundador e CEO da Amata S.A. e CEO da Orsa Florestal, além de diretor da Boehringer Ingelheim e Vallée. S.A. É cofundador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Atuação profissional com concentração em governança, planejamento e gestão estratégica, gestão tecnológica&inovação e sustentabilidade. Formado em biologia e mestre em administração de empresas pela USP.

CATEGORIAS

TAGS

©2020 Roberto S. Waack O conteúdo deste blog é original e está protegido por direitos autorais. Você pode citá-lo desde que dê o devido crédito.